terça-feira, 29 de novembro de 2011

Uma Mensagem de Amor ao Murilo Braga

 
Colégio Estadual Murilo Braga, hoje é seu aniversário!

 Há tempos atrás, começamos uma história de amor. Eu, nos anos adolescentes e você já garboso, com vitórias consagradas, vendo seus egressos em destaque nas diferentes áreas da sociedade, indo mesmo além fronteiras.

Lembro de como fora minha estreia: você, nos seus corredores, arejados, iluminados pelo brilho do sol tropical e pelas faces joviais de tantos estudantes em busca do conhecimento. Eu, que era tímida, que mal fixava os olhos em desconhecidos, tive as primeiras lições de coragem e de orgulho para expressar meus pensamentos decorrentes às aprendizagens que foram significativas para minha formação atual. Seus ensinamentos básicos foram meu alicerce para o compromisso com o trabalho e, acima de tudo, para as condições favoráveis necessárias ao bom andamento de uma vida inteira.

Assim fomos nós, Murilo Braga: eu uma menina cheia de sonhos adentrando em sua linda edificação. Você, com alas entre jardins e eucaliptos, numa enorme passarela que nos discretos degraus alcançava a sua amplidão como que abrindo os braços pra todos os que ali conseguiam chegar. E eu consegui! Como vibrei! Vibrei pela novidade de pertencer a sua comunidade, tão respeitada e tão amada por todos da nossa região agreste! Vibrei pela conquista de poder me tornar ginasiana de uma Escola admirável! Murilo Braga, é isso acima de tudo que você representou pra minha vida e pra vida de tantos outros jovens com a mesma sede de saber que a minha. Representou uma luz pra iluminar meu caminho, norteando em direção ao futuro que já se construía passo a passo nas lições aprendidas a cada série. Representou a porta aberta pra consciência de melhoria da cidadania. Representou a motivação de transformar com o que se podia.

Passados anos de ginásio, com o espírito voltado pra valorização do saber, optei pelo curso normal a fim de compreender melhor a forma de transmissão de todos os ensinamentos. Com o mesmo orgulho de ser ginasiana, agora visualizava nas didáticas, a condição da docência. O magistério começa a fazer parte de minha trajetória clareando a minha compreensão sobre a formação humana. Depois, graduada em Administração Escolar, assumí a sua direção com uma matrícula de quase 4.000 alunos, quantidade similar a de uma população de uma pequena cidade. Minha condição de aluna então é substituída pelo exercício de gestora. Abracei a causa com amor e dedicação. Dediquei a você um pedaço de minha vida. E não pense que foi fácil. Substituir uma época de ouro. Época em que D. Maria Pereira foi merecidamente aplaudida, inclusive por mim, enquanto sua discípula. Arregacei as mangas e confiei na equipe que comungou forças dando continuidade a sua imagem de Escola respeitada.

Murilo Braga, nestes seus 62 anos de vida, como presente, lembro minha contribuição na sua história educacional, nos resultados obtidos e na participação de eventos esportivos e sociais. Entendo que a celebração de sua existência é grandiosa por celebrar muitas gerações de homens e mulheres vencedores. Vencedores por se tornarem pessoas de bem. Vencedores por terem aproveitado as aprendizagens conseguidas através de histórias de amor semelhantes à nossa! Nesta data significativa, diante de trajetórias, penso que nos cabe ajudar na continuidade de um espaço sedutor para os jovens que buscam em você o saber!

Colégio Estadual Murilo Braga, aqui fica minha gratidão pelo que fez e continuará fazendo em prol da nossa educação.

Mensagem da Deputada Maria Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário