quinta-feira, 5 de abril de 2012

Saúde de Itabaiana retoma tratamentos do glaucoma

Os pacientes que fazem tratamento do glaucoma no município já podem se dirigir ao Instituto Oftalmológico de Sergipe – IOSE – para retirar seu colírio e realizar os procedimentos de rotina. Até junho, só receberão atendimento as pessoas cadastradas no Projeto Glaucoma. A partir de julho, o IOSE voltará a realizar buscas de novos casos da doença no município.

No final do ano passado o Ministério da Saúde anunciou o corte de 60% dos recursos destinados ao tratamento de pacientes portadores de glaucoma. Com essa medida o prestador desse serviço no Estado suspendeu os atendimentos de seguimento. Com o objetivo de resolver o mais rápido possível essa situação, o secretário municipal de Saúde de Itabaiana, Roberto Bispo, reuniu-se com o secretário estadual de Saúde, Antônio Carlos Magalhães. No encontro, ficou definido que o Estado, município e Governo Federal serão parceiros e custearão o tratamento.

A Doença

Causada pela lesão do nervo óptico e relacionada à alta pressão do olho, o glaucoma pode causar sérias alterações no campo visual e até cegueira. De acordo com estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 1% a 2% da população acima de 40 anos é portadora de algum tipo de glaucoma, que representa a segunda causa de cegueira no mundo e a terceira no Brasil. Doenças como diabetes, hereditariedade, miopia e lesões oculares são as principais causas do glaucoma.

O tratamento do glaucoma é feito, na maioria dos casos (95%), em regime ambulatorial, com uso de colírios de uso contínuo. No SUS, são ofertados, gratuitamente, sete categorias de colírios para controlar a pressão intraocular, além da cirurgia.

Amanda Mendonça
ASCOM/SMS

Nenhum comentário:

Postar um comentário