segunda-feira, 28 de maio de 2012

XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Natal

A União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) promove, em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, 29 de maio a 1º de junho de 2012, a XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), em Natal. A Conferência é o maior encontro parlamentar da América Latina e se constituiu em um grande fórum de discussões e troca de experiências para o fortalecimento da democracia e aperfeiçoamento das ações do poder legislativo estadual, tratando de temas relevantes no contexto nacional.

Tem como objetivo debater temas importantes, de abrangência nacional,  visando qualificar as ações individuais dos parlamentares e proporcionar resultados cada vez mais efetivos nas políticas públicas. Este ano, o evento tem como novidade a realização de reunião da Confederação Parlamentar das Américas (COPA), que envolve parlamentares do continente para debater assuntos relacionados aos direitos humanos, meio ambiente e desenvolvimento sustentável e sobre a situação das mulheres.

A XVI CNLE tem como tema “Matriz energética e alternativas para o futuro”. Entre os palestrantes destacam-se o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que fala na quinta-feira (31/05), sobre “A importância da energia para o desenvolvimento dos Estados”. O jornalista e economista Ricardo Amorim analisa “Brasil – desafios e oportunidades nesta década”. O ex-ministro Shigeaki Ueki expõe “Evolução da matriz energética”, e o governador de Sergipe, Marcelo Déda, faz a palestra “Energia para nacionalização da indústria de fertilizantes e desenvolvimento do agronegócio”.

A Revisão do Pacto Federativo vai a debate a seguir, com a participação do senador e ex-governador do Paraná, Roberto Requião; da coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattorelli; do consultor jurídico, ex-secretário da Receita Federal e ex-secretário da Fazenda do Distrito Federal, Everardo Maciel; do conselheiro do TCU de Minas, Sebastião Helvécio; da deputada estadual Aspásia Camargo (PV/RJ); do membro da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), João Pedro Casarotto e do professor de Marketing Silvio Teitelbaum.

Na sexta-feira, dia 1º de junho, os deputados federais Romário (RJ) e Danrlei (RS), o deputado estadual Roberto Dinamite (RJ), o relator da Lei Geral da Copa, deputado federal, Vicente Candido (SP), e o prefeito de Johannesburgo (sede da Copa do Mundo 2010), Parks Tau participam da mesa redonda “Olimpíadas e Copa do Mundo – desafios e oportunidades”. A nova diretoria da Unale será eleita e empossada em seguida.

A deputada itabaianense Maria Mendonça (PSB) estará participando do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário