segunda-feira, 11 de junho de 2012

Maria Mendonça presta homenagem aos caminhoneiros e apresenta projeto de lei

A tribuna da Assembleia Legislativa, na sessão desta segunda-feira, dia 11, foi palco de uma homenagem prestada pela deputada Maria Mendonça (PSB) aos caminhoneiros. Para ela, essa atividade profissional marca, define e identifica o povo de Itabaiana, sua terra natal. Segundo a deputada, antes de o dia 30 de junho ser estabelecido como Dia do Caminhoneiro, pela lei federal 11.927, a data já era comemorada na cidade serrana.

Em seu discurso, ela lembrou que por iniciativa dos caminhoneiros foi realizada, em 1958, uma pequena carreata que saiu do centro da cidade para a capela de São Cristóvão. Ano após ano o evento foi repetido, crescendo em número de participantes. “Em 1969, Zé Teles (meu irmão), Antônio Francisco da Cunha, o Rolopeu, iniciaram os festejos, com maior repercussão, envolvendo a comunidade itabaianense e aumentando o número de participantes, dando maior visibilidade ao evento e promovendo uma signficativa participação”, disse, acrescentando que em 1975 o Dia do Caminhoneiro foi incluído no trezenário de Santo Antônio.

Maria Mendonça destacou a festa em que se transforma a cidade de Itabaiana para comemorar o Dia do Caminhoneiro. Alvorada festiva com fogos, carreata e buzinaço são apenas alguns dos ingredientes dessa festividade que já se tornou conhecida por todo país. “Não poderia ser diferente, pois nos corações apaixonados pelas estradas e pela liberdade, de Zé Teles e Rolopeu, ecoava um desejo coletivo de escrever, dia a dia, e comemorar a cada ano a história de uma categoria profissional que, verdadeirametne, transporta o desenvolvimento de uma nação”, ressaltou, destacando a árdua missão desses profissionais que desbravam as estradas do Brasil.

A festaDe acordo com a deputada itabaianense, do dia 10 a 13 de junho a praça de eventos de Itabaiana é transformada num verdadeiro balcão de negócios. Agências bancárias, vendedoras de caminhões e empresas, cujo mercado de transporte de carga é cliente estão presentes. “Inúmeras empresas se instalam para apresentar seus produtos e vendê-los. Grandes negócios são realizados. Afinal, o caminhoneiro é também um empreendedor”, destacou.

Maria Mendonça lembrou que a Festa do Caminhoneiro faz parte das comemorações religiosas a Santo Antônio, padroeiro da cidade de Itabaiana. A festa reúne filhos do município, que morem ou já tenham saído de lá, pessoas de outros Estados, especialmente caminhoneiros. São esperadas cerca de 4 mil participantes na festa. “O movimento do empreendedorismo e desenvolvimento se consolida. O caminhão, aliado à determinação, vontade e crença na capacidade, coragem e força para trabalhar, colocam em evidência, no Estado de Sergipe e no Brasil, uma cidade do agreste sergipano, já conhecida pela capacidade intelectual de sua gente”, disse, lembrando que Itabaiana possui, proporcionalmente ao número de habitantes, a maior frota de caminhões do país.

Após expor a atividade, o compromisso, os percalços e perigos enfrentados pelo caminhoneiro na sua atividade diária, a deputada Maria Mendonça exibiu um vídeo mostrando um pouco dessa atividade desenvolvida pelos profissionais do volante. “Não poderia esperar pelo dia 30 de junho para homenagear os cerca de dois milhões de caminhoneiros do Brasil. Antecipo-me a esta data, pois quero homenageá-los, em cada um dos meus conterrâneos caminhoneiros, trazendo a figura do padroeiro de Itabaiana, Santo Antônio, como protetor e aliado na construção da vida de cada um desses profissionais que, distante dos seus familiares e convivendo com o imprevisível aproximam-se do povo brasileiro transportando cargas que atendem as necessidades do viver”.

PropostasDurante seu discurso, a deputada Maria Mendonça comunicou aos colegas que deu entrada na Assembleia em uma indicação que trata da necessidade de instituir uma ação de saúde específica para os caminhoneiros. Ela também ingressou com um projeto de lei que tem como objetivo conferir a Itabaiana o título de capital sergipana do caminhoneiro. Para ela, esse projeto vem apenas oficializar um título que já está no imaginário e no coração dos sergipanos.

Vários deputados apartearam o pronunciamento da deputada, por ter feito esta homenagem aos caminhoneiros da cidade de Itabaiana. O deputado Antônio dos Santos disse que o nome de Itabaiana é conhecido em todo país, por causa dos caminhoneiros que transportam de norte a sul, de leste a oeste, as riquezas do nosso país. Ele disse que o projeto de Maria Mendonça para reconhecer Itabaiana como a capital dos caminhoneiros vem estabelecer o que já está no inconsciente das pessoas. “De parabéns a senhora pelo pronunciamento e o povo de Itabaiana”, disse.

O deputado Gilson Andrade também parabenizou a colega pela homenagem e disse que muito lhe orgulha ser filho de Itabaiana. Ele disse que acredita que todo Sergipe é suprido pela farinha e outros produtos vindos de Itabaiana. “O itabaianense é um povo trabalhador, ordeiro, capaz, inteligente, que luta. Em cada cidade de Sergipe tem alguns itabaianense que levam sua força. Nas feiras livres de Aracaju sempre estão as iguarias feitas na cidade de Itabaiana. Parabéns pela justa homenagem que faz aos itabaianenses, em especial aos caminhoneiros”, completou.

O vice-líder da bancada de oposição, Augusto Bezerra (DEM), também aparteou o pronunciamento e as imagens que trouxe dessa festa que é conhecida nacionalmente. “Aproveito para parabenizar também o povo de Itabaiana, os caminhoneiros e os comerciantes em nome dos dois deputados de lá, Maria Mendonça e Arnaldo Bispo”, disse, acrescentando que o povo de Itabaiana além ser conhecido pelo seu tino nos negócios é também reconhecido pela sua inteligência.

A deputada Maria Mendonça aproveitou o ensejo para convite aos colegas parlamentares, servidores, imprensa e todos os sergipanos para que visitem o município de Itabaiana nesses dias de festa pelo Dia dos Caminhoneiros e Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade.

Edjane Oliveira, Agência Alese
Foto: Janaína Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário