quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dia 07 acontece em Itabaiana enterro simbólico do governo municipal de Itabaiana

No próximo dia 07, sábado, a partir das 8h na Praça General João Pessoa acontecerão dois enterros simbólicos, do governo Déda e da administração de Luciano Bispo.

O enterro do governo Déda foi decidido faz parte do calendário de luta e mobilização dos professores da rede estadual pela revogação da lei 213/2011 e também do reajuste do piso de 22,22% para todo o magistério.

Já o enterro da administração de Luciano Bispo foi motivado pela aprovação no último dia 26 de junho de projeto de lei que dividiu a carreira dos professores nos moldes da adotada pelo governo estadual.

Além de reajustar em 22,22% somente o salário de 30 professores (aqueles que possuem a formação em nível médio), a administração municipal de Itabaiana também reduziu o percentual dos interníveis (progressão vertical) dos professores com as demais formações (graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado) prejudicando quase 500 professores.

Para os educadores essa é mais uma manobra da administração no processo de desvalorização da carreira do magistério. Em 2009 para ajustar a carreira para implantação do piso salarial os professores fizeram concessões. A diferença entre os níveis I e II que em 2009 era de 50%, com a aprovação desta lei agora é somente de 10%.

“Os professores gastaram dos seus salários para se atualizarem, para ter mais conhecimento e consequentemente ministrar aulas melhores, mas infelizmente isso não é reconhecido pelo prefeito Luciano Bispo que desde o início de seu mandato busca destruir com o magistério itabaianense”, afirma a coordenadora geral da Sub-Sede Agreste, Rita de Cássia Santos.

Quem votou contra os professores

Apesar de terem conversado com todos os vereadores e mostrado através de estudos das folhas de pagamento que era possível o pagamento do reajuste do piso a todos os educadores sem alteração de carreira, seis vereadores votaram a favor do projeto do prefeito e contra os professores são eles: Olivier Chagas, Professora Ivoni, Fabinho do Abrigo, Heleno de Acioli, Francis de Andrade e Carlinhos da Atlética.

Sem compromisso
É tão flagrante a falta de compromisso em valorizar o magistério que os estudos feitos pelo SINTESE nas folhas de pagamento mostram que usando 76% dos recursos do FUNDEB o reajuste do piso poderia ser pago sem alteração na carreira. Pelos cálculos da prefeitura seriam utilizados 75% com drásticas mudanças na carreira.

Sem contar com os constantes atrasos de salários do Magistério publico municipal de Itabaiana, o prefeito Luciano Bispo não paga os vencimentos dos servidores do magistério em dia.
“Nós voltamos da greve por ordem judicial, sofremos esse golpe, mas mesmo assim nossa luta pela valorização do magistério itabaianense continua”, reafirma Rita de Cássia.

Caroline Santos - Sintese

Nenhum comentário:

Postar um comentário