sábado, 3 de novembro de 2012

Cachoeira de Macambira, uma das mais belas de SE

A Cachoeira do São Francisco, mais conhecida como Cachoeira de Macambira, é conhecida como uma das principais cachoeiras do estado de Sergipe, e consequentemente, foi sendo intitulada de a mais bonita.  Suas águas cristalinas que rasgam os paredões de pedras e caem formando uma piscina natural belíssima, enche os olhos dos que por lá passam. Só indo para conferir. 

 Localizada a 74 km da cidade de Aracaju, o lugar ainda é pouco explorado turisticamente, mas para os que conhecem, sabem que lá está uma das principais belezas do estado. Simplesmente de tirar o fôlego.

Para quem gosta de aventura o local é uma excelente opção, e mesmo sendo pouco explorado turisticamente pela sua estrutura, as agências e clubes de aventuras procuram bastante o local para praticar esportes. Como fica numa área de Mata Atlântica, é possível encontrar, espécies de bromélias, cactáceos e uma diversidade da fauna, além de observar nas redondezas primatas do tipo tatus e pacas. 

A Cachoeira de Macambira é sem dúvida, o local certo para quem curtir um delicioso banho de cachoeira e a tranquilidade do lugar, ouvindo a queda d’água, o cheiro do verde, da terra, e fugir um pouco do movimento e da correria da cidade. Deixar de lado os problemas, e somente relaxar, curtindo a beleza que o lugar proporciona aos visitantes. Um verdadeiro presente da natureza.

Poço de Arara

Está pensando que a beleza se restringe apenas a Cachoeira de Macambira? Claro que não! Logo após a cachoeira, encontra-se o Poço de Arara. Localizado na Fazenda Capitão, o lugar oferece uma banho nas tranquilas e relaxantes e transparentes águas do Rio Vaza-Barris. O lugar é muito visitado por pessoas que desejam se banhar.

Como chegar

Quem ficou curioso para conhecer o local é bom saber que a cachoeira fica localizada em uma propriedade particular, mas não se paga para ter acesso. Então fique tranquilo! Para quem deseja visitar é bom levar comida, água, frutas, protetor solar, e um saquinho para não jogar lixo na natureza. Ajude a preservar o ambiente.

Para chegar, é só seguir pela BR-101 e pegar o viaduto via BR-232, sentido Itabaiana. Passando por Itabaiana, é só pegar o trevo via Campo do Brito, São Domingos e por fim, Macambira. Segue até a sede de Macambira, passa o Mercado, Matadouro e segue na estrada velha de Pião (estrada de barro). Lá, é bom pedir orientação a alguém da comunidade, pois no local não há placa.  Depois disso é seguir até a cancela da Fazenda Jacoca. Caso o visitante esteja de carro, é necessário deixá-lo fora. Depois disso é só seguir a pé dentro da propriedade, até chegar à cachoeira. 

Larissa Baracho / Estagiária/AV

Nenhum comentário:

Postar um comentário