quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Deputados recebem na Presidência direção do CREMESE

Uma comissão formada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe, CREMESE, Dr. Júlio Seabra, pelo diretor clínico do HUSE, Dr. Marcos Kröger, pelos conselheiros Hider Aragão e Rosa Amélia e pelo corregedor José Rivaldo compareceram a sala da presidente da Assembleia Legislativa, deputada Angélica Guimarães, na manhã desta terca-feira,27 para a entrega de um extenso relatório sobre o caos que se encontra a Saúde pública em Sergipe.

A comissão foi recebida pela presidente da Casa e pelos deputados Goretti Reis, Venâncio Fonseca, Pastor Antônio, Gilson Andrade e Maria Mendonça. Dr. Júlio fez esclarecimentos a respeito do pedido de intervenção ética protocolado pelos diretores do HUSE e explicou que as funções que competem ao conselho são de fiscalizar, ser cartorial e adjudicar. Ele ressaltou ainda que as fiscalizações ocorrem em sigilo e disse que quem responde por Sergipe é o CREMESE.

Cada participante descreveu um pouco o caos que se encontra a saúde pública. O que preocupou ainda mais os parlamentares. Entre as falas: “Falência de gerencial plena.” “A saúde como um todo pior que o estado de Sergipe, só o estado de coma. O problema é a falta de vontade política. A CPI é de extrema importância.” “O HUSES sofreu e muito com as Fundações. Fomos vítimas de uma brutalidade sem consequência. Não temos a menor condição de trabalho. Somos tão vítimas quanto à população.” “Não podemos nos responsabilizar por compras de materiais. Estamos vivendo um genocídio e isso nos incomoda muito. Aqui somos do partido ‘PS’ Partido da Saúde. Iremos encaminhar uma denúncia à Organização Panamericana de Saúde e à Organização Mundial de Saúde (OMS).”

A deputada estadual, Goretti Reis, autora do requerimento da criação da CPI da Saúde viu a iniciativa da CREMESE como uma validação para a criação da CPI. “Não podemos permitir que mais pessoas morram por descaso com a saúde em nosso estado. Os relatos que ouvimos são gravíssimos. A falta de dignidade está presente para médicos e pacientes. O que fizeram com Sergipe? Temos provas documental da má gestão e de decisões inconsequentes como o fechamento de clínicas e hospitais que geram a super lotação no HUSE. Não queremos instalar o pânico, mas essa, infelizmente é a realidade de Sergipe.” , desabafou Goretti.

Cristina Rochadel, da Assessoria parlamentar

Nenhum comentário:

Postar um comentário