quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Maria se Solidariza com Professores e Lamenta Falta de Transporte Escolar

Dois assuntos foram abordados pela deputada Maria Mendonça (PSB) no pequeno expediente da sessão de hoje, 1º, da Assembleia Legislativa. Ela prestou solidariedade aos professores da rede estadual de ensino, pois hoje o mês de novembro iniciou e o impasse continua em torno do pagamento do piso salarial nacional da categoria. "E eles não tiveram ainda o direito que lhes é assegurado e garantido através da lei do piso", disse.

Por isso, ressaltou a deputada, queria estender sua solidariedade a todos os profissionais que ajudam no processo de desenvolvimento de nosso Estado, através da Educação. "Esperando que o governo do Estado tome as devidas providências e receba de forma imediata os profissionais para consensuar o que esta Casa indicou através da deputada Ana Lúcia e referendado por todos nós", acrescentou.

Também em seu discurso a deputada registrou sua preocupação com uma situação que está acontecendo no município de Itabaiana. Segundo Maria Mendonça, os estudantes das redes estadual e municipal de Educação estão sem o transporte escolar que os levam dos povoados à sede do município para estudar. A situação atinge em torno de 73 povoados. "Os alunos e pais estão aflitos porque os estudantes não têm como chegar à sua unidade de ensino, porque o transporte foi suspenso", disse.
Maria Mendonça disse que procurou se informar sobre os motivos que levaram à suspensão e descobriu que os donos dos veículos alegam que estão há cinco meses sem receber os recursos referentes ao transporte. "Lamentamos muito porque esse transporte leva e traz nossos alunos, tanto da rede estadual quanto municipal". A deputada disse que até o final do ano passado para os alunos da rede estadual eram atendidos por dez veículos do transporte que eram pagos pelo Estado. Mas a Secretaria de Educação resolveu conveniar com o município e hoje estão todos sem poder chegar à cidade.

"Só temos a lamentar que esses alunos estão tendo que ir à escola a pé, de mototáxi e alguns desesperados porque os pais não podem pagar e moram mais distantes e serão penalizados, porque estamos a dois meses do encerramento do ano letivo e eles não conseguirão atingir sua meta", avaliou a deputada. Maria Mendonça informou que vai solicitar à Justiça e ao Ministério Público que os recursos que foram bloqueados não sejam destinados apenas para pagamento da folha do servidor, mas também vejam essa questão relacionada à situação que têm vivido os alunos.

Agência Alese

Nenhum comentário:

Postar um comentário