sábado, 1 de dezembro de 2012

Universidade espanhola seleciona projeto da Escola Municipal Elizete Santos em Itabaiana

O Projeto da professora e coordenadora pedagógica Gláucia Cristina de Oliveira da Escola Municipal Profª. Maria Elizete Santos no conjunto Gilton Garcia foi selecionado e aprovado pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha na Espanha e publicado pela Rede Latino-Americana de escolas promotoras de saúde (RIPSE). Com o tema “Projeto Saúde e Prevenção na Escola Municipal Profª. Maria Elizete Santos: “Um Ato de Amor”.
Segundo a secretária Patrícia Celestino, o projeto descreve todas as ações realizadas na escola desde 2009, tendo como principal protagonista todos os alunos, que no decorrer do ano participou de todas as atividades municipais e estaduais com destaque e louvor.
“O projeto  foi publicado no site internacional da Espanha e foi o único de Sergipe, a promoção premia a coordenadora e professora Glaúcia Cristina e já está disponível para o acesso de todos que se interessar em ver o trabalho e o compromisso da escola e da secretaria de educação que propicia todos os subsídios para a realização dos projetos educacionais”, disse a secretária.
“Nós recebemos a notícia com alegria e faço questão de publicar para comprovar o compromisso da secretaria e das escolas municipais”, concluiu.
Segundo a professora Gláucia, ela teve conhecimento da promoção através da coordenadora do SPE (Saúde e Promoção na Escola), Janice Sampaio, que recebeu o comunicado da promoção pela Universidade espanhola.
“Eu recebi a informação da Universidade espanhola que é especialista em pós-graduação em saúde escolar, é conhecida em todo o mundo, em seguida eu fiz a comunicação a todas as escolas. Estou feliz em saber que a escola e a professora foram agraciadas, é uma conquista formidável para uma professora, é como se fosse a realização profissional”, destacou a coordenadora Janice.
Assim que teve conhecimento da promoção, Gláucia se inscreveu e enviou o projeto. Foram enviadas todas as ações de 2009/2011, voltadas para a melhor qualidade de vida dos alunos.
As principais ações foram:
·         Prevenção às drogas;
·         Prevenção à violência;
·          Palestras sobre Bullying;
·          Concurso de paródia, envolvendo todas as temáticas, sendo primeiro lugar no município e segundo lugar em todo Estado em 2011;
·          Dramatização de peça teatral “Uma Pedra no Caminho”, onde retrata através de cartilha, alunos lutando contra o Crack.
A Ibero Escola de Pós-Graduação em Promoção da Saúde, no âmbito da Rede Latino-Americana de Escola Promotora de Saúde (RIPSE), desenvolve o projeto "Ação Preparatória da Escola Latino-Americana de Pós-Graduação em Promoção da Saúde". Esta iniciativa é financiada pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento - AECID, e envolve a Universidade Autônoma de Santo Domingo, Universidade Valparaiso e da Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha e tem como coordenadores o MSc. Rodrigo Lopez Alejandro Vidales Secretário Executivo da Universidade Pablo de Olavide e do Dr. José Antonio Sánchez Medina – Coordenador Espanhol e Diretor de Pós-Graduação Oficial Europeia de Ciências Sociais e Intervenção Social.
A coordenadora e professora Gláucia Cristina já nem se lembrava mais que tinha feito a inscrição e achava que seu projeto não seria selecionado. “Para mim foi positivo e gratificante, é uma realização profissional, eu abracei a causa ao lado da amiga Janice Sampaio que é coordenadora do SPE, foi ela quem me incentivou e me inspirou. É um reconhecimento internacional do meu trabalho, um presente para a escola que está sendo reconhecida também internacionalmente. Agora a expectativa é para receber a notícia da possibilidade de fazer uma pós-graduação na Espanha através desse projeto. Quero agradecer primeiramente a Deus, à coordenadora Janice, a diretora da escola, Elisângela Vieira, a todos que participaram das ações, aos pais e aos alunos. Por fim, agradeço principalmente ao nosso prefeito Luciano Bispo que me confiou o cargo que exerço e, por isso, tive a chance de mostrar o meu trabalho, encerro o ano e a minha gestão com a consciência do dever cumprido”, disse a professora Gláucia.
A diretora Elisângela Vieira se diz muito feliz e satisfeita com a notícia, é o reconhecimento de um trabalho feito com dedicação e profissionalismo. A Escola Municipal Elizete Santos tem 351 alunos matriculados do ensino infantil ao 9º ano e mais o EJA. Recentemente foi toda reformada e ampliada, ganhou mais cinco salas de aula e uma sala de informática, no total são nove salas de aula.
“Vamos deixar a escola toda equipada, com material pedagógico, jogos, toda informatizada, o Pró-Uca - Um Computador por Aluno - com 273 laptops, sala de informática com 17 computadores, uma banda Multi-Afro com 30 instrumentos de percussão, enfim, toda uma estrutura para que os alunos tenham uma aprendizagem de qualidade, posso dizer que no estado poucas escolas têm a nossa estrutura”, ressaltou a diretora.
Na América Latina foram aprovados projetos na Argentina, Chile, Colômbia e Costa Rica, aqui no Brasil foram aprovados dois projetos nos estados de Santa Catarina em Florianópolis e Rio do Sul, de São Paulo em Presidente Prudente, no Piauí em Terezina, no Espírito Santo em Vila Velha e em Sergipe, apenas Itabaiana.   
Os projetos das escolas vencedoras estão no link abaixo, o da profª. Gláucia da escola Elizete Santos está nas páginas 351 a 361.

Ascom da PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário