quarta-feira, 6 de março de 2013

Poços artesianos: prefeitura de Itabaiana garante recuperação e funcionamento

Dentre as ações que compõem as responsabilidades de uma gestão pública, sem dúvida que a garantia e proteção da vida das pessoas está em primeiro lugar. E como a água, especialmente para consumo, é um bem essencial para a vida, a prefeitura de Itabaiana priorizou, neste início de gestão, a recuperação e manutenção dos poços artesianos espalhados por todo o município.

“Eu nasci em um povoado. E sei como a água é uma riqueza para as pessoas. Ainda mais em um período de estiagem como o que estamos vivendo. Por isso não medi esforços para que os poços de todo o município estivessem funcionando e atendendo a população”, destacou o prefeito Valmir de Francisquinho.

Espalhados em várias localidades do município, os poços artesianos que atendem a variadas comunidades itabaianenses estão sendo assistidos pela administração municipal, mais diretamente pela Secretaria de Agricultura. “Vários poços já estão em pleno funcionamento. Dos 22 que encontramos sucateados, sendo 2 deles encontrados sem a bomba, praticamente todos já estão em ótimo estado de funcionamento e somente restam mais 2 para concluirmos os nossos trabalhos na área de poços”, afirmou o secretário Erotildes de Jesus.

Ele destacou também que em todos os poços serão implantadas bombas, para assim banir o desusado sistema de cata-vento. “As torres de cata-vento dão muito trabalho de manutenção, além de não oferecer um bom desempenho quanto às bombas. E muitas delas foram encontradas quase caindo, oferecendo risco aos moradores”, reforçou o secretário.

Ação prática

Um bom exemplo do que tem sido feito para garantir água de qualidade aos moradores da zona rural itabaianense é o povoado Agrovila, onde o poço tem 62 metros de profundidade e vazão é de 6500 litros/hora. Mas que estava sem funcionar plenamente, pois como a saída da água para população e o ponto do dessalinizador ficam distantes um do outro, o trabalho de manutenção deveria ter sido feito de forma continuada e constante.

Esse poço foi um pedido de Maria Mendonça, na época em que ela era deputada, antes de ser prefeita (2002). Eu sempre zelei e mantive tudo muito organizado, mas nesses últimos quatro anos, eu não continuei como responsável e agora, quando voltei estava tudo coberto de mato, um dos poços entupidos com estacas de concreto, dessalinizadores quebrados e faltando peças. Um total abandono”, disse o morador José dos Santos, que atualmente é o responsável pelo local aonde a água é coletada no povoado Agrovila.
Para Amélia dos Santos, que mora há mais de 18 anos na localidade, a felicidade é total com o conserto do poço, pois com o dessalinizador a água fica boa para o consumo humano. “Estamos felizes, pois a água é salobra, e sem esse trabalho a água era ruim, só servia pra limpeza e olhe lá. Agora não! A água é de ótima qualidade”, comentou Amélia.

Já Josefa de Jesus Santos, que reside no povoado há cerca de 20 anos, relata que desde 2002, quando foram instalados os dessalinizadores, melhorou a vida da população do povoado. Antes, além de consumir água imprópria, tinha-se que caminhar vários quilômetros. “Estávamos preocupados e apreensivos, mas ainda bem que está tudo consertado e teremos água boa”, comemorou Josefa, dando um indicativo do quanto a água utilizada gratuitamente pelos moradores da Agrovila é de boa qualidade. “No final de semana o que para de carro aí no chafariz para levar a água não é brincadeira. O pessoal prefere essa água do que a mineral, porque ela é boa mesmo”, finalizou.

Ascom PMI

Nenhum comentário:

Postar um comentário