quinta-feira, 7 de março de 2013

Prefeitura de Itabaiana participa da 5ª Conferência Estadual das Cidades

A função social da propriedade urbana, a justa distribuição dos bônus da urbanização, a correta distribuição dos recursos para a constituição de espaços urbanos de qualidade, com moradia, transporte, saneamento e infraestrutura urbana para todos, embasada no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano. Estes e outros importantes temas foram debatidos na 5ª Conferência Estadual das Cidades, realizada na última segunda-feira, 4, no auditório da Codise em Aracaju, e que contou com a presença do município de Itabaiana, representado por uma equipe da Secretaria de Indústria e Comércio, dos Serviços, do Esporte e do Lazer.

“Nosso objetivo é inserir Itabaiana nas principais discussões sobre as cidades e as soluções possíveis para os seus problemas. Por isso determinei que o nosso secretariado esteja atento e participativo em eventos como este”, afirmou o prefeito Valmir de Francisquinho, comemorando também o resultado satisfatório da participação da cidade na conferência.

Segundo a gerente da Secretaria de Indústria, Comércio, Katiane Passos, o seminário foi muito produtivo. “Saí daqui cheia de ideias para pôr em prática. Já agendei uma reunião com Roseane a fim de esclarecer todas as dúvidas a respeito dos projetos envolvidos. Após esse contato sentarei com o secretário e discutirei todos os assuntos que envolvem a elaboração dos projetos e, enfim, vamos colocá-los em prática”, informa Katiane.

De acordo com a Conselheira Nacional e representante da Central dos Movimentos Populares, com atuação em Sergipe, Roseane Patrício de Lima Santos, no primeiro momento, os municípios que desejarem aderir aos programas serão orientados sobre como criar os conselhos municipais, que será a equipe que elaborará as diretrizes da cidade. “A partir daí começaremos a pensar em como desenvolver o projeto de acordo com as necessidades de cada região”, destaca Roseane.

“É um avanço de todo município quando a política habitacional consegue dar esse crescimento, principalmente para a população de 0 a 3 salários mínimos. É preciso que as prefeituras busquem conosco as informações necessárias para desenvolver o projeto nas suas cidades, e que as mesmas criem os conselhos, o plano municipal de habitação e o conselho gestor para que realmente seja criado o fundo”, explica a conselheira.

As quatro Conferências das Cidades realizadas tiveram em sua pauta o Sistema de Desenvolvimento Urbano como instrumento para pensar na cidade de forma integral e não fragmentada (habitação, saneamento, mobilidade, lazer, trabalho, saúde, educação).

“Fiquei muito feliz em ser abordada pela companheira de Itabaiana. E é isso que nós queremos, pois prefeitura parceira é movimento organizado, é casa pronta. A prefeitura tendo essa iniciativa de fazer essa parceria com o movimento popular só tem a ganhar. Tanto o movimento, como a prefeitura e o povo. Tenho certeza que dará certo”, afirma a representante da Central dos Movimentos Populares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário