quinta-feira, 21 de março de 2013

Prefeitura de Itabaiana realiza ação no Dia do Portador de Down

Incluir sempre e sem diferenciar. Seguindo esta máxima, a prefeitura de Itabaiana fez ação inclusiva na manhã desta quinta-feira, 21. A Secretaria Municipal de Saúde, através do NASF, realizou, em parceria com a APAE/Itabaiana, atividades alusivas ao Dia Internacional da Síndrome de Down. O evento aconteceu na sede da instituição em Itabaiana.

“Todos os setores da nossa administração são pautados pelo respeito à dignidade humana. E falar aos portadores da síndrome de down, atentar para suas necessidades e interagir com eles é a nossa forma de incluir, respeitando as diferenças sem torná-las um obstáculo”, avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho.
A ação contou com a participação de odontólogo, fisioterapeuta, farmacêutico, nutricionista e orientador de educação física, que estiveram na sede da APAE/Itabaiana e instruíram os atendidos pela instituição de forma interativa e divertida.

Todos os profissionais estavam trajados como personagens circenses, promovendo a alegria dos presentes durante a realização da ação, que foi desenvolvida com palestras, brincadeiras e distribuição de kits de higiene bucal, além de orientação de como utilizar o mesmo corretamente.

"Projeto igual a esse desenvolvido pelos profissionais do NASF nos enche de satisfação e alegria. É bom sentir de perto o sorriso desses especiais, isso nos gratifica e muito. Novas ações serão desenvolvidas, pois, é a orientação do nosso prefeito", enfatizou emocionada a Secretária de Saúde Andréa Mendonça.

E as atividades realizadas durante esta data comemorativa, além de alcançarem os atendidos pela APAE, também emocionou aqueles que atuam na instituição, “A realização dessa ação que o NASF está desenvolvendo em parceria com a APAE é muito importante para nós que somos membros dessa instituição que acolhe tão bem os portadores da síndrome de down. Aqui, eles estão tendo boas orientações que, com certeza, irão melhorar o dia a dia deles”, disse Katiana Souza, voluntária na APAE/Itabaiana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário