domingo, 17 de março de 2013

Secretaria de Saúde de Itabaiana lança Campanha contra hanseníase e Verminoses



A Prefeitura de Itabaiana por meio das Secretarias municipais de Saúde e Educação aderiu a Campanha Nacional contra a Hanseníase e Geohelmintíases (verminoses), que faz parte do Plano Integrado de Ações  Estratégicas do Ministério da Saúde. 

Com o slogan “Hanseníase e Verminoses Têm Cura. É Hora de Prevenir e Tratar”, a Campanha será lançada nesta segunda-feira, 18.

A campanha tem o objetivo de identificar os casos suspeitos em estudantes das escolas municipais com idade de 5 a 14 anos. A iniciativa pretende identificar de forma precoce os casos suspeitos de hanseníase e reduzir a carga das verminoses. “Esses tipos de parasitas podem prejudicar o desenvolvimento e o rendimento escolar da criança”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Ana Cláudia.

Entre os dias 18 e 22 de março, agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família realizarão visitas às escolas da rede de ensino fundamental em busca de sinais e sintomas da doença.
Os casos suspeitos de hanseníase serão encaminhados à rede básica de saúde para confirmação e tratamento, após a triagem  do recebimento de uma Ficha de Auto Imagem, que será enviada aos pais, os quais deverão inspecionar seus filhos e marcar na imagem a existência de alguma mancha.

Para a geohelmintíase, o Governo Federal já disponibilizou o medicamento Albendazol 400mg. O remédio será administrado por meio do Programa Saúde na Escola, Programa de Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde, conforme área de abrangência. 

Dados do Ministério da Saúde apontam que entre os anos de 2001 e 2011 houve uma redução de 61,4% nos casos de pacientes em tratamento, passando de 3,99 por 10 mil habitantes para 1,54. No mesmo período, o número de serviços com pacientes em tratamento de hanseníase cresceu 142%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário