sexta-feira, 15 de março de 2013

Secretaria de Saúde de Itabaiana realiza Mutirão de Cirurgias em Catarata

Em visita ao IOSE, nesta sexta-feira, 15, o Prefeito Valmir dos Santos Costa e a Secretária de Saúde Andréa Mendonça, acompanharam o trabalho dos médicos cirurgiões no Mutirão de Cirurgias de Cataratas.

As cirurgias é uma parceria entre o Ministério da Saúde, o IOSE e a Secretaria de Saúde de Itabaiana. Após consulta oftalmológica, o médico identifica a necessidade do procedimento cirúrgico, encaminha para a secretaria de saúde do município com a solicitação de exames pré-operatórios e após os exames realizados é feita uma triagem pela equipe de oftalmologistas do IOSE.

O Procedimento consiste na troca da lente natural dos olhos que por vários motivos embaça ao longo dos anos. É aplicada anestesia tópica (Colírio) e após uma pequena incisão equipamentos vão desfragmentar a lente natural e sugá-la para fora deixando espaço para o implante de uma nova lente artificial, explicou o cirurgião.

Serão realizados durante todo o dia mais de 50 procedimentos.

O que é a cirurgia de catarata?

É feita por meio de um procedimento chamado facoemulsificação. Um pequeno corte no olho, para retirada do cristalino (região onde se forma uma espécie de nuvem branca, o que impede o paciente de enxergar). Após a retirada, é implantada uma lente artificial e permanente, que devolve a visão. É um procedimento rápido e com recuperação tranqüila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário