terça-feira, 5 de março de 2013

Serviços e Cidadania na Homenagem da Prefeitura ao dia Internacional da Mulher



Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, no próximo dia 08 de Março, as Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação estarão realizando ações de saúde e cidadania para as mulheres do Aglomerado dos Conjuntos habitacionais do Bairro São Cristovão. 

A programação acontecerá na sexta-feira, 08, a partir das 7 horas da manhã, na Clínica de Saúde Ormeil Câmara de Oliveira e no CRAS no Bairro São Cristovão. Na oportunidade, as mulheres poderão contar com os serviços de:

- CTA Itinerante (Teste rápido do HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Aconselhamento e Testagem)
- Exames Citológicos (Lâmina)
- Dentista
- Aferição da P.A (Pressão Arterial)
- Teste de Glicemia
- Vacinação
- Palestra Sobre Alimentação Saudável com Nutricionista
- Emissão de Carteira do Idoso, a partir dos 65 anos, sendo necessário para a confecção: a cópia do RG, CPF, Comprovante de Aposentadoria, duas fotos 3x4 e comprovante de residência.
- Recadastramento e Cadastramento da Bolsa Família
- Inscrições para vários Cursos Profissionalizantes do Pronatec
- Cabeleireiro, maquiagem, sorteios, além de outras atividades.

As Ações em Saúde e Cidadania tem como objetivo oferecer uma série de serviços ao mesmo tempo e em um mesmo local para a mulher, beneficiando principalmente aquelas que possuem dificuldade em acessar esses serviços. Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Andréa Mendonça, a ação deste dia foi pensada como um presente as mulheres da Comunidade de Itabaiana.

08 de Março

O dia 8 de março é consagrado internacionalmente à mulher numa referência a um dos episódios mais trágicos da trajetória feminina.

Neste dia, em 1857, 130 mulheres, empregadas de uma fábrica de tecidos de Nova Iorque, nos EUA, morreram carbonizadas em um incêndio criminoso.

Elas foram reprimidas por terem realizado um greve reivindicando melhorias na atividade, como redução de 16 para 10 horas a jornada de trabalho e equiparação salarial em relação aos trabalhadores masculinos.

Trancadas na fábrica, as trabalhadoras não puderam escapar do incêndio provocado pelos repressores do movimento.

Passados 53 anos da tragédia, uma conferência na Dinamarca definiu a data do chacina como a que representaria o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada em 1975 pela Organização das Nações Unidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário