sexta-feira, 12 de abril de 2013

Maria Concede entrevista e fala sobre Programa a Vítimas de AVC



A deputada estadual Maria Mendonça concedeu entrevista na manhã de hoje, 12, na Rádio Capital do Agreste, no programa Espaço Aberto do radialista  Eduardo Abril. Maria fez um breve relato de suas atividades parlamentares destacando a visita feita ao Hospital da Polícia Militar. Segundo a deputada a comissão de saúde da Assembleia Legislativa ficou chocada com o que viu no hospital e que os problemas são graves e passa por gestão para o bom funcionamento e atendimento ao público.

Quanto à questão da situação levantada por Eduardo Abril sobre a seca que assola o estado, Maria Mendonça disse que o Secretário do Meio Ambiente, Genival Nunes e o presidente da Deso, Sérgio Ferrari foram convidados pela Comissão de Serviços Públicos da Assembléia  a prestar esclarecimentos sobre a situação. 

Maria lamentou a degradação do meio ambiente provocado pela ação danosa do homem, ao longo do tempo causando danos irreparáveis ao planeta.  “É preciso termos consciência, o meio ambiente está cada vez mais deteriorado, provocando o efeito estufa assustador. Nossos rios estão morrendo e é necessário ter cuidado com os mananciais. Na região agreste os lençóis freáticos estão secando; poços artesianos com vazão de seis mil litros, hoje a capacidade foi reduzida para dois mil litros”, disse Maria Mendonça.

Projeto para Vítimas de AVC

Um dos principais pontos da entrevista foi quando a deputada falou do projeto de sua autoria que trata das pessoas acometidas pelo AVC - Programa de Apoio às Vítimas de Acidente Vascular Cerebral (AVC) no estado de Sergipe. O objetivo é que os pacientes tenham assegurado o acesso a exames, medicamentos, assistência, informação, orientação, reabilitação e reintegração. 

Segundo a deputada, dados da Organização Mundial de Saúde (OMC) revelam que a cada cinco minutos morre uma pessoa no país em decorrência de AVC. Por ano, os óbitos chegam a 100 mil. Em todo o mundo, a cinco milhões. Outra preocupação é quanto às sequelas, que são graves para 50% dos pacientes. Já o retorno ao trabalho só ocorre em 30% dos casos.

O projeto aprovado pelos deputados em seu artigo 3º foi vetado pelo governo, alegando inconstitucionalidade, mas, nas comissões o veto foi derrubado e o projeto foi mantido na sua essência e será votado em plenário necessitando maioria absoluta para a derrubada do veto.
 "O artigo 3º é a essência do projeto. Sem ele, não há razão da sua eficácia. Pois, além de prestar assistência aos pacientes, o programa terá por finalidade reabilitar e reintegrar os pacientes, que, em alguns casos, ficam com sequelas após o derrame cerebral. É uma situação que merece a atenção do sistema público", frisou a deputada Maria Mendonça.

 Prefeito

Por fim, Maria aproveitou a entrevista para enaltecer o trabalho que vem sendo realizado pelo Prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, que determinou a limpeza de todos os tanques públicos dos diversos povoados do município, além de resgatar a autoestima do servidor público e do povo itabaianense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário