terça-feira, 30 de abril de 2013

Mutirão de cirurgia atende cerca de 50 pacientes

Nesta segunda-feira, 29, a Secretaria de Saúde de Itabaiana realizou mais uma ação de extrema importância. Trata-se do mutirão de cirurgias atendeu cerca de 50 pacientes com pterígio.

“Nossa gestão não medirá esforços na realização de ações como essa, em que a parceria contribui para que nosso povo tenha mais saúde. E a união faz a força, como se sabe. Por isso, parabenizo a equipe da saúde municipal por atender todas as diretrizes do ministério no sentido de podermos realizar mais esse mutirão”, explicou o prefeito Valmir de Francisquinho.

As cirurgias são uma parceria entre o Ministério da Saúde, o IOSE e a Secretaria de Saúde de Itabaiana. Após consulta oftalmológica, o médico identifica a necessidade do procedimento cirúrgico, encaminhando para a secretaria de Saúde do município com a solicitação de exames pré-operatórios e, após os exames realizados, é feita uma triagem pela equipe de oftalmologistas do IOSE.

“Essa é uma ação de extrema importância não só para a Secretaria, mas principalmente para os pacientes que melhoram, e muito, sua qualidade de vida após o procedimento. É o segundo mutirão que realizamos este ano e com possibilidade de realizar mais dois ainda neste semestre”, enfatizou a Secretária de Saúde Andréa Mendonça.

 Pterígio

O pterígio é um tecido carnoso que cresce sobre a córnea. Esta lesão pode manter-se pequena ou crescer até interferir com a visão. O pterígio se localiza com maior freqüência sobre o ângulo nasal do olho, porém pode aparecer no ângulo externo.

Os principais sintomas são olho vermelho (irritado) e fotofobia. É mais freqüente em pessoas que passam muito tempo ao ar livre, em especial durante o verão. A exposição prolongada à luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas e a irritação crônica do olho devido a condições ambientais secas e poeira parecem desempenhar um papel importante. Um olho seco pode contribuir para o aparecimento de um pterígio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário