segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vacinação contra a gripe em Itabaiana já está disponível nas Unidades de Saúde


Com a mudança natural do clima, já que vivemos o outono e nos encaminhamos para o inverno, e mesmo que ainda não tenhamos tido o esperado período de chuvas em Itabaiana e região, uma característica da época é certa e já pode ser comprovada: o aumento da incidência de casos de gripe entre a população. Diante deste quadro, a prefeitura de Itabaiana, através da secretaria de Saúde do município, inicia a campanha anual de vacinação de grupos prioritários à partir próxima segunda-feira, 15, e até o próximo dia 26 de abril.

“Essa é uma ação que visa garantir a saúde dessas pessoas inclusas nesse grupo. Mas também é uma ação que intenciona desafogar o sistema público de saúde, pois sem que sejam necessários os atendimentos para os que estiverem gripados, pode dar maior atenção as pessoas que venham até nós com outras enfermidades”, avaliou o prefeito Valmir de Francisquinho, destacando que o slogan da campanha, ‘Quem lembra da vacina se protege da gripe’, escolhido pelo Ministério da Saúde (MS) foi muito feliz na sua colocação. “O poder público lembra das pessoas com atendimentos dessa natureza. Cabe às pessoas lembrarem da vacina para ficarem protegidas”.

Além desse período de vacinação, a secretaria de Saúde vai priorizar ainda o chamado ‘Dia D da Vacinação’, que acontece no dia 20 de abril, das 8 às 17h (ver lista com os locais abaixo). “Nesta data será feito um esforço concentrado para que tenhamos um maior alcance da campanha de vacinação. Mas lembro que a vacina estará disponível para os grupos prioritários em todas as unidades básicas a rede de saúde municipal já a partir do dia 15”, frisou a secretária Andréa Reis Mendonça.

Os chamados grupos prioritários para receberem a vacina contra a gripe são compostos por crianças de 06 meses a 01 ano, 11 meses e 29 dias; trabalhadores de saúde; gestantes, independente da idade gestacional, sendo que não haverá exigência quanto à comprovação da situação gestacional; puérperas, que são mulheres no período de até 45 dias após o parto, sendo que para isso deverá apresentar documento comprovando, como certidão de nascimento, cartão de gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto; idosos com 60 anos ou mais; população privada de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas, conforme listagem definida pelo MS incluso no Informe Técnico. “Nosso objetivo, preconizado pelo MS, é atingirmos 80% das pessoas que estão inseridas em um destes grupos”, destacou a secretária de Saúde de Itabaiana.

Confira os locais em que a vacina será aplicada no ‘Dia D’, dia 20 de abril, das 8 as 17h:

- Centro de Saúde III;
- Posto de saúde Dr. Vladimir de Souza Carvalho;
- Centro de saúde Dr. José Souto Diniz;
- Unidade de saúde da família Dr. Ormeil Câmera de Oliveira;
- Unidade de PSF Mutirão;
 - Unidade de saúde Dr. Luciano Siqueira;
- Unidade de Saúde Dr. Lauro Maia;
- Supermercado Nunes Peixoto;
- Escola Estadual Airton Teles;
- Escola Municipal Nivalda Lima;
- Unidade PSF Sitio Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário