terça-feira, 11 de junho de 2013

Maria fala Sobre o Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita





Em pronunciamento na manhã desta terça-feira, 11, na tribuna da assembleia legislativa, a deputada Maria Mendonça (PSB) falou sobre o dia 12 de junho, dia conscientização da cardiopatia congênita. 

Incluir uma proposta de conscientização nesta data, onde a celebração do amor mobiliza emoções, sentimentos e que se materializa em presentes, é poder associar e lembrar, que o resultado ou o processo natural e conseqüente deste amor é, também, a materialização do mais importante significado humano: A vida.

Segundo a deputada uma mobilização nacional, iniciada há 03 anos pela aacc, vem se expandido pelo país, como forma de difundir a importância e necessidade de o poder público adotar medidas legais, pois legítimas já são, que assegurem o direito à vida, com a adoção de medidas que contribuam tanto com a sua qualidade como, também, com ações preventivas que promovam a redução da mortalidade infantil e assegurem, às crianças portadoras de cardiopatias congênitas um desenvolvimento normal e saudável.

 Maria ressaltou a importância de entidades, profissionais e familiares que, vivendo diuturnamente, com situações de angústia, dificuldades, inseguranças, medo, etc. expõem para a sociedade, uma realidade cruel e desigual, de forma organizada e fundamentada em dados que exige, de todos nós, uma atitude conseqüente, no sentido de alterar o curso da história de milhares de crianças e de famílias que clamam por medidas que assegurem o direito à vida. “O trabalho realizado e o empenho na realização de ações e pesquisas, feitos por segmentos sociais e familiares de crianças cardiopatas, legitimam a necessidade de o poder público fazer a sua parte. A forma mais digna de denunciar é fazer. Somemo-nos. Façamos o nosso dever”, disse a deputada.

Por fim, Maria pediu maior agilidade por parte da casa, na aprovação do Projeto de Lei 345/2011 de sua autoria, que Institui e torna obrigatório a realização do Teste do Coraçãozinho ou Oximetria de Pulso em todos os recém nascidos nos berçários das maternidades do estado de Sergipe. 

A deputada deu entrada na manhã de hoje em um projeto de lei que institui, no âmbito do Estado de Sergipe, o dia 12 de Junho como o “Dia Estadual de Conscientização da Cardiopatia Congênita.


Nenhum comentário:

Postar um comentário