sexta-feira, 12 de julho de 2013

Itabaiana é único município a realizar cirurgias de otorrino


A Secretaria Municipal de Saúde de Itabaiana está realizando desde o mês de março deste ano vários mutirões de cirurgias eletivas, seja de catarata, Pterígio e Otorrinolaringologia. O objetivo do mutirão é atender a Portaria do Ministério da Saúde Nº 1.340, de 29 de junho de 2012 que define a estratégia de aumento do acesso aos Procedimentos Cirúrgico Eletivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para os exercícios dos anos 2012 e 2013.

Os procedimentos de Otorrino são realizados através de uma parceria entre a secretaria municipal de saúde de Itabaiana em parceria com o Governo Federal, a Maternidade São José e o médico otorrinolaringologista Carlos Henrique Garcia. Neste período já foram realizados 96 procedimentos cirúrgicos de adenóide e amídala.

“Foi um grande feito para o município essas cirurgias, pois, Itabaiana é o único município de Sergipe que está realizando essas cirurgias, o que é uma coisa maravilhosa. Estou muito feliz por realizar essas cirurgias, porque sei que estou sendo útil para toda a região”, disse Carlos.

Ainda de acordo com o médico Carlos Henrique, existem municípios que receberam verbas para a realização destas cirurgias e lamentavelmente não realizaram nenhuma até o presente momento. Os recursos não utilizados retornarão ao Ministério da Saúde.

Até o mês de setembro deste ano a secretaria pretende dobrar o número de pessoas beneficiadas para reduzir o máximo às filas de espera no SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário